Reportagem-bomba contra a Globo no “Domingo Espetacular” explode na internet. Assista

2013 Views

A Record dedicou mais de 16 minutos do “Domingo Espetacular” para repercutir a delação premiada do ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci(PT), que entre as acusações divulgadas pela imprensa no último dia 8, incluiu a Globo em uma lista de empresas que teriam recebido benefícios fiscais durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

Os apresentadores Paulo Henrique Amorim e Janine Borba anunciaram a reportagem como “uma delação que pode comprometer uma das famílias mais ricas e poderosas do Brasil”, e que as acusações do petista poderiam dar início a uma nova fase da Operação Lava-Jato “para apurar negócios da TV Globo, que envolvem sonegação fiscal, empresa de fachada no exterior e negócios de contratos de futebol”.

A reportagem se inicia com uma foto dos irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho, proprietários da emissora concorrente e, sem citar nomes, diz que as acusações de Palocci “causam pesadelo nos poderosos”. Já o ex-ministro é citado como “o homem que comandou a economia” e que “sabe como ninguém os bastidores dos negócios das negociatas”, e questiona se o réu na Lava-Jato poderá receber a autorização para contar tudo o que sabe.

Sobre os escândalos que envolvem a parceria da Globo com a Fifa nos direitos de transmissão da Copa do Mundo há quase 5 décadas, baseadas em  denúncias reveladas pelo blogueiro Miguel do Rosário, em 2013, a emissora diz que o público desconhece os bastidores das negociações do canal carioca com a federação desportiva, e diz que “por causa dos maus negócios, a Globo quase quebrou no início dos anos 2000 e montou um esquema para comprar as transmissões sem pagar impostos no Brasil em uma operação fraudulenta”.

Exibindo imagens da situação precária da saúde pública no Rio de Janeiro, o “Domingo Espetacular” diz ainda que os impostos sonegados pelos Marinhos nos últimos anos “daria para sanar a profunda crise dos hospitais públicos” na capital carioca ou “construir 212 escolas com 100 mil vagas para estudantes em São Paulo”.

Veja a reportagem:

Repercussão

A reportagem levou a revista eletrônica para os assuntos mais comentados no Twitter. Muitos internautas se surpreenderam com o teor das denúncias. “Cadê o Repórter Secreto do ‘Fantástico’ agora?”, ironizou um seguidor. “A Record é única emissora brasileira que tem coragem de bater de frente com a Globo”, observou um segundo.

Já alguns tuiteiros ironizaram a posição política de Paulo Henrique Amorim, que chegou a questionar a credibilidade das declarações de Antonio Palocci nas denúncias do político contra Lula e Temer em seu blog. “PHA acredita em delação agora?“, alfinetou um internauta. Já outro seguidor estranhou uma das fontes da reportagem, uma publicação de Reinaldo Azevedo, que já foi chamado de “ex-jornalista” pelo âncora do “DE”. “Reinaldo virou fonte segura agora?“, provocou.

Na manhã desta segunda-feira (17), em seu blog, Amorim repercutiu as denúncias e afirmou que a “Record e  o’Domingo Espetacular’ sentam os Marinhos na cadeira dos réus”. “E agora, [Sérgio] Moro?”.

What's Happening Recommended by Hashcore

Compartilhe com os amigos :
carregando...

Deixe um comentário: